NOTÍCIAS

PEC 33 é tema de debate em Goiânia

Publicado em : 20/06/2013

Fonte : Assessoria de Comunicação da ASMEGO – (62) 3238-8905 -

Evento será realizado no dia 28 de junho. Participação gerará certificado no total de 4 horas emitido pela Esmeg e ESA-GO

Proposta de Emenda Constitucional nº 33/2011 será tema do projeto Mesa de Debates em Direito Constitucional, cuja próxima edição será realizada no dia 28 de junho. O debate terá como tema: PEC 33 e a Nova Separação de Poderes em Discussão e será realizado na sede da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg), no Jardim Goiás, a partir das 19 horas.

participação no Mesa de Debates é gratuita, mas as vagas são limitadas. Serão emitidos certificados de participação aos inscritos e presentes ao evento no total de 4 horas pela Esmeg, para inscrições feitas junto à escola, e ESA-GO, da mesma forma.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Goiano de Direito Constitucional (IGDC),  Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO); Esmeg; Escola Superior da Advocacia de Goiás (ESA-GO); Seccional de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO); Ministério Público de Goiás (MP-GO); Instituto de Direito Administrativo de Goiás (Idag); e Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg).

PEC 33/2011 tem suscitado inúmeros e acalorados debates no Brasil. De autoria do deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI), a proposta provoca um embate direto entre Legislativo e Judiciário. Um dos pontos nevrálgicos da proposta é o que estabelece que decisões definitivas de mérito do Supremo Tribunal Federal (STF) nas ações diretas de inconstitucionalidade que declarem a inconstitucionalidade material de emendas à constituição não terão imediata eficácia contra todos e nem produzirão imediato efeito vinculante, devendo ser encaminhadas ao Congresso Nacional para apreciação. Este, manifestando-se contrariamente à declaração de inconstitucionalidade por três quintos dos votos dos parlamentares, deverá submeter a matéria a consulta popular.

O debate

No Mesa de Debates do dia 28, a exposição da temática ficará a cargo do advogado Simon Riemann Costa e Silva, mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, Portugal; master of laws pela Universidade de Hanôver, Alemanha; professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás); e diretor do IGDC.

Logo após a exposição do advogado, o debate será comandado pelos magistrados André Reis Lacerda, juiz de Goianésia; diretor de Comunicação da ASMEGO, pós-graduado em Direito Administrativo e Constitucional; mestrando em Direito Constitucional pela Universidade de Lisboa; e MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Tribunal de Justiça do Estado de Goiás; e por Alex Lessa, juiz de Direito de Rubiataba (GO), formado pela Universidade Federal de Goiás; especialista em Processo Penal e Direito Tributário; com passagem pelo Ministério Público Federal Procuradoria da Fazenda Nacional.

O juiz André Lacerda, um dos debatedores do tema nesta edição, destaca a necessidade de juízes, servidores, estudantes e demais operadores do Direito perceberem a importância da temática para o País e para a garantia do Estado Democrático de Direito.”Independentemente da configuração do novo desenho constitucional que possa se apresentar com a PEC 33, o importante, neste momento, não é necessariamente, tomar partido pela defesa da manutenção de ativistas por parte do Judiciário ou, por outro lado, reforço das competências legislativas do Congresso. A hora, minimamente, é de cautela para amadurecimento do debate e estudo sério de todos os envolvidos – para que não haja risco social e não retrocedamos em relação às conquistas já efetivadas pelo nosso Estado Democrático de Direito”, acentua o magistrado.

 

Para maiores informações e inscrições pode-se entrar em contato pelos telefones (62) 3281-9226 (ESA) e (62) 3281-9226 (Esmeg).

NUPEDE - retificação

16/09/2013 Veja mais

Chamada de Artigos - Editora Revista dos Tribunais

www.revistadostribunais.com.br
08/08/2013 -  Editora RT / Thomson Reuters Veja mais

Diretor-Presidente do IDAG, Fabrício Motta, participa da "V Jornada Internacional de Direito Administrativo: Federalismo, Governo e Administração", e

04/07/2013 Veja mais

IDAG divulga o seu cronograma de atividades para o 2º Semestre de 2013

IDAG divulga o seu cronograma de atividades para o 2º Semestre de 2013

01/07/2013 -  IDAG Veja mais

Material Seminário IDAG 2013

12/06/2013 Veja mais
IDAG - INSTITUTO DE DIREITO ADMINISTRATIVO DE GOIÁS
Av. T-63, 1296 – Sala: 916 - St. Bueno, Goiânia - GO, CEP: 74230-100
E-mail: idag@idag.com.br - Telefone: (62) 3212-0127

NEWSLETTER: Cadastre seu e-mail e receba informativos sobre nossos cursos e eventos