INSTITUCIONAL


Apresentação

O Instituto de Direito Administrativo de Goiás – IDAG, entidade civil e científica, cultural, independente e sem finalidades lucrativas, foi fundado em 1998, por profissionais estudiosos do Direito Público em Goiás, e desde então busca a promoção e difusão do estudo do Direito Administrativo em nosso Estado.

Assim, desde sua fundação, o IDAG procura, através da realização de cursos de pós-graduação, seminários, congressos, ciclos e grupos de estudos, promover a interação dos profissionais goianos com os mais renomados doutrinadores do país. O Instituto também objetiva aprimorar a qualificação de seu público-alvo e contribuir para a melhoria e aperfeiçoamento da legislação, e ainda para o desenvolvimento da própria Administração Pública, origem e objeto desse importante ramo do Direito Público.

Como reconhecimento à importância de suas atividades e excelência apresentada no desenvolvimento das mesmas, o Instituto foi considerado de utilidade pública pela Lei Estadual nº 14.421/03 e preenche os requisitos para contratação direta por dispensa de licitação, nos termos do art.24, inciso XIII da Lei 8.666/93.


Experiência e credibilidade na realização de eventos

Com o objetivo de difundir o Direito Público no estado de Goiás, o IDAG promove em conjunto com entidades públicas e privadas, atividades científicas na área jurídica, tais como cursos de especialização, debates, congressos, fóruns e pesquisas.

O IDAG realiza com êxito eventos diversos já sedimentados no calendário jurídico nacional, como ocorre anualmente com o Congresso Goiano de Direito Administrativo, com sua 6 ª Edição em 2007. O IDAG também promove eventos de menor duração, com o intuito de discutir com a comunidade jurídica, temas polêmicos e atuais de Direito Público. Como exemplo, destacamos a exitosa realização do Ciclo de Estudos sobre Parcerias Público-Privadas, em novembro de 2004, e o Ciclo de Estudos sobre Licitações e Contratos Públicos, realizado em 1° de abril de 2005.

Na área de pós-graduação, o Instituto promove juntamente com o Instituto Bacellar e a UCP o Curso de Especialização em Direito Administrativo Contemporâneo, atualmente em sua 5 ª edição, voltado para a análise das transformações das bases clássicas do Direito Administrativo

É relevante ressaltar, por último, que o trabalho desenvolvido pelo Instituto possui o reconhecimento de importantes entidades representativas regionais (Associação Goiana do Ministério Público, Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria do Estado – CEJUR, Escola de Governo e Academia Goiana de Direito, dentre outros) e nacionais (como os Institutos Brasileiro, Paranaense, Baiano de Direito Administrativo e a Sociedade Brasileira de Direito Público).


Seriedade e experiência são as marcas registradas das atividades do IDAG

Filosofia de trabalho e objetivos da Instituição

O IDAG mantém-se fiel à sua filosofia de promover atividades educacionais e eventos de excelência, voltando-se tanto à qualificação acadêmica quanto ao aprimoramento profissional dos operadores do direito, através da interdisciplinariedade, do incentivo à pesquisa e da colaboração com o setor público. Constituem objetivos das atividades educacionais do Instituto.

Viabilizar o aperfeiçoamento e a atualização dos bacharéis em Direito, e de áreas conexas, interessados em aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos na área do Direito Administrativo;
Atualizar os conhecimentos dos servidores públicos que já atuam nesta área;
Fomentar, através de estudo dirigido nas diversas áreas do conhecimento jurídico, a formação cognitiva crítica do operador do Direito, pelo prisma científico da instrumentalidade voltada à efetiva realização do Direito Material;
Criar e ampliar o espírito de pesquisa; atualizar e estimular a pesquisa dos profissionais que já exercem a docência universitária; e
Possibilitar e incentivar, na práxis administrativa, a aplicação prática das lições ministradas em sala de aula, intentando contribuir para a formação de um Direito Administrativo que, aproximando-se dos cidadãos, possibilite transformações sociais.

IDAG - INSTITUTO DE DIREITO ADMINISTRATIVO DE GOIÁS
Rua 101, nº 387, loja 07, Edifício Columbia Center, Setor Sul CEP 74080-150, Goiânia - GO
E-mail: idag@idag.com.br - Telefone: (62) 3212-0127 / 3212-0128

NEWSLETTER: Cadastre seu e-mail e receba informativos sobre nossos cursos e eventos